18/04/2010

Katsushika Hokusai

A maioria das pessoas já viu pelo menos alguma vez na vida e em algum lugar qualquer "A Grande Onda de Kanagawa" de Hokusai. Uma das obras japonesas mais famosas aqui no ocidente. Pra muitos, como eu, o difícil é lembrar onde! Hoje em dia ela é tão popular que já foi estampada em pratos, camisetas, tatuagens, cerâmicas e até em muros com spray.

A Grande Onda de Kanagawa (Kanagawa-oki nami-ura)

Há pouco tempo atrás tive o privilégio de conhecer melhor o trabalho de Katsushika Hokusai, pintor japonês nascido no século XVIII. Sua obra é tão grande e sua paixão pelo desenho era tão igualmente imensa que mesmo perto de sua morte aos 80 e poucos anos sua produtividade era inspiradora.
Hokusai era pintor do estilo ukiyo-e. Para nós aqui no Brasil essa arte se equivale à xilogravura. Nessa técnica usavam-se vários blocos de madeira para se compor um desenho colorido. O artista entregava seu desenho feito com nanquim para um artesão que o talhava na madeira. O resultado eram trabalhos incríveis de paisagens que, estampadas em massa, acabaram ficando muito populares no Japão naquela época. Mais tarde se tornaram inspiração no ocidente influenciando artistas como Manet, Degas, Toulouse Lautrec e alguns tantos outros.

A Grande Onda de Kanagawa faz parte de uma série de obras incríveis de Hokusai, e as quais fiquei completamente apaixonado, chamadas "Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji". Apesar do nome a série contém 46 gravuras (10 foram adicionadas após sua publicação por volta de 1830) de paisagens ao redor do monte Fuji em diferentes estações do ano.

Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji (Fugaku Sanjū-Rokkei)

As Trinta e seis Vistas do Monte Fuji em sua série completa podem ser visualizadas aqui.

Para saber mais sobre Katsushika Hokusai e sua obra, uma boa leitura está no blog katsushika-hokusai.blogspot.com que, apesar de um tempo desatualizado, tem muita informação.